10 de dezembro de 2009

MIXTO EXPORTE CLUBE

.


Nome: Mixto Esporte Clube
Alcunha: Alvinegro da Getúlio Vargas
Torcedor: Mixtense
Mascote: Tigre
Fundação: 20 de Maio de 1934 (75 anos)
Estádio: Verdão
Capacidade: 40.000 pessoas


O Mixto foi fundado no dia 20 de maio de 1934. Seu nome vem do fato do grupo de seus fundadores ser misto, composto por homens e mulheres, e se escreve com "x" devido à ortografia da época. Foram fundadores do clube: Ranulfo Paes de Barros, Maria Malhado, Gastão de Matos, Naly Hugueney de Siqueira, Avelino Hugueney de Siqueira (Maninho), Zulmira Andrade Canavarros, dentre outros.

A reunião de fundação do Mixto ocorreu na rua 7 de setembro, quase em frente da Igreja Senhor dos Passos, no centro de Cuiabá. Especificamente, na Livraria Pepe - um casarão construído em estilo colonial e tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. As cores da bandeira, do uniforme e dos inúmeros adereços foram determinados pela diretoria inicial.

O Mixto participou do Campeonato Brasileiro em 11 edições (de 1976 a 1986), ocupando, atualmente, o 78º lugar no Ranking da CBF.

É importante ressaltar que o Mixto Esporte Clube é também conhecido como "O Mais Querido do Centro-Oeste", pela sua enorme torcida alvinegra.

O Mixto Esporte Clube é alvi-negro e em sua camisa destaca-se uma faixa diagonal, descendo da esquerda para a direita, lembrando os uniformes da Ponte Preta e do Vasco da Gama. Tem como mascote um tigre e carrega o codinome "Tigre da Vargas", devido à sua enorme garra e arrojo da sua torcida. Clube de maior tradição no futebol de Mato Grosso, conquistou 24 títulos estaduais, além de possuir a maior e mais fanática torcida do estado, o Mixto ocupa posição de destaque no cenário esportivo nacional, tendo participado do Campeonato Nacional hoje Brasileiro em 13 edições entre 1976 e 2008, ocupando em 2006, apesar de um longo período de ausência, o 75º lugar no ranking da CBF, sendo melhor colocado em classificações anteriores. Hoje participa dos grupos de elite do futebol brasileiro estando entre os 60 melhores times do país, ainda na Série C.

Em sua história, o Mixto revelou e projetou grandes valores para o futebol Brasileiro e Internacional. O primeiro grande craque mixtense a brilhar no cenário internacional foi Traçáia, jogando na Europa. Depois, foi a vez de Bife, que defendeu as cores do Futebol Clube do Porto (Portugal). Tivemos ainda diversos outros craques que se destacaram em grandes equipes do futebol brasileiro, como foram os casos de Tostão, Pastoril, Elias e mais recentemente, Geílson no Santos Futebol Clube e Fernando, vendido para o Flamengo e posteriormente emprestado ao Volta Redonda.

O Mixto não pode se esquecer também de grandes jogadores que tiveram os seus nomes escrito nas páginas do volumoso Livro de História do clube, como Ruiter, Rômulo, Gonçalves, Miro, Luis Carlos Beleza, Toninho, Lourival, Polaco, Tuta, Vanderlei, Fabinho, Humberto, Gaguinho, Jorge, Nélson Vasquez, Traíra, Ubirajara, Golê, etc.

O Mixto Esporte Clube tem um nome muito forte. É uma verdadeira "Marca Registrada" principalmente quando se fala em Mato Grosso. É indubitavelmente a maior referência futebolística do estado, sendo conhecido nacionalmente.
Veja mais: www.cbamt.com.br

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário