A lavanda, mais conhecida como alfazema, é um gênero das 39 espécies de plantas com flores da família Lamiaceae. Estes pequenos arbustos, perenes são endêmicas das Ilhas Canárias, norte e oeste da África, sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia.. Muitos membros do gênero são cultivados extensivamente em climas temperados como plantas ornamentais para jardim e uso da paisagem, e também comercialmente para a extração de óleos essenciais (esse perfuminho agradável que tanto conhecemos).
O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como remédio para insônia, calmante, relaxante, analgésico, etc.).
As suas flores produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade, que foi produzido inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo e mais tarde introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.
Os campos de lavanda são um destino popular para qualquer tipo de fotógrafo e vendo esta coleção de fotos fica muito fácil entender o porquê. Os vastos campos de florezinhas roxas podem fazer algumas paisagens deslumbrantes e uma rápida pesquisa nas imagens do Google por "campos de lavanda" resulta em milhares de resultados. Abaixo eu fiz uma pequena seleção para nosso deleite, afinal tente imaginar o cheirinho da lavanda enquanto examina a galeria.
Ah sim, os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.
Fonte: http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=25893
Nenhum comentário:
Postar um comentário